O primeiro Dias das Crianças dos moradores do Complexo da Mangueirinha após a pacificação e ocupação daquela região pela Polícia Militar, foi marcado por uma grande festa no campo do Tricolor, promovida pela prefeitura de Duque de Caxias neste sábado (12/10).

Campo do Tricolor ficou lotado na festa do Dia das Crianças
O evento atraiu centenas de crianças que puderam participar de várias das oficinas como a de confecção de pipas, pintura, balangandãs, bolas, alimentação saudável, escovação, além de conhecer o Caminhão da Ciência, do Cecierj, e do Caminhão da Leitura, da secretaria municipal de Educação, ou aprender a ser porta-bandeira ou mestre -sala com o pessoal da Pimpolhos do Grande Rio.

Alexandre Cardoso visitou a tenda da escovação montada pela secretaria de Saúde
A festa foi aberta pelo prefeito Alexandre Cardoso que anunciou Duque de Caxias um pacote de ações, como a licitação para a conclusão das obras do hospital Duque de Caxias, fechado há cerca de cinco, e que até fevereiro voltará a funcionar. A unidade de saúde passou por uma auditoria no início da atual gestão do município. “ Hoje é um dia de festa, mas não poderia deixar de anunciar aqui a reabertura do Hospital Duque de Caxias, o nosso Duque, até fevereiro. A auditoria que fizemos desde o início de nossa administração apontou que seriam gastos cerca de R$ 23 milhões para o término da obra. O nosso levantamento mostrou que com cerca de R$ 8,5 milhões poderemos concluir o trabalho. Com isso, até fevereiro o hospital estará funcionando 24 horas. Estamos tornando realidade um sonho de todo caxiense, e meu também, pois fui médico e diretor daquela unidade. O edital de licitação deverá está concluído até no máximo novembro”, disse.

prefeito mostra revista educativa contra o lixo
“Também estamos solucionando um antigo problema desta região (o bairro do Centenário)o das enchentes. Fizemos um levantamento do canal e detectamos que houve um erro de projeto. Fizemos algumas intervenções no canal que corta a Rua Manoel Teles, o que deverá reduzir em 90% as enchentes nesta área. Já para o Complexo da Mangueirinha vamos lançar o edital de reforma do posto de saúde João Ribeiro, e recuperar os três campos de futebol existente nesta localidade. O Tricolor além de ter um novo campo, terá seus vestiários renovados e implantaremos um quiosque para que as pessoas possam ter seu lazer”, explicou o prefeito que estava acompanhado da primeira -dama e secretária de Ações Institucionais e Comunicação, Tatyane Lima e do vice-prefeito Laury Villar, além de todo o secretariado municipal, vereadores e do deputado estadual Dica.

No seu discurso Alexandre Cardoso convocou a população a participar da campanha para tornar Duque de Caxias uma cidade mais limpa. “Sei que posso contar com os moradores da Mangueirinha que vem recebendo da parte da prefeitura, uma atenção especial. Afinal, foram anos sem ter acesso aos serviços públicos. Hoje, estamos recuperando as vias, melhorando a iluminação das ruas entre outras ações. Por isso, conto com a participação de todos nesta campanha. É fundamental só colocar o lixo na frente de casa no horário do caminhão que faz a coleta domiciliar. Quero anunciar, ainda, que a prefeitura assinou um convênio com a escola de samba Grande Rio, mais precisamente com a Pimpolhos da Grande Rio, que permitirá aos alunos da rede municipal de em ensino de aprender a tocar instrumentos de percussão e a ser mestre-sala e porta-bandeiras” destacou.

Garotada aprendeu os primeiros passos para ser mestre -sala e porta-bandeira
Festa e brincadeiras

Pais aproveitaram a manhã de festa para brincarem com seus filhos 1
Desde cedo a movimentação nas tendas era grande. As crianças querima participar de todas, até mesmo da beleza. Contação de histórias, Caminhão da Ciência e o Caminhão da Leitura não ficaram vazios em nenhum instante. A dona de casa Maria de Fátima Andrade, moradora do bairro do Centenário, que estava com a filha Elisa, de 8 anos, aprovou a festa organizada pela prefeitura. “Adorei. Acho que merecíamos isso há muito tempo. Minha filha brincou em quase tudo, mas gostou mesmo foi da contação de histórias”, disse.

IMG 6922
Até mesmo quem não é morador do Centenário aproveitou o evento, caso da inspetora de alunos Mônica Costa, que reside em Xerém. “A ideia foi genial. Espero que a prefeitura faça festas deste tipo em outros bairros. Mas foi justo ter escolhido a Mangueirinha”, garantiu.

IMG 6913

BANNER WEB web mail 1